AHAS MISSÃO EQUIPA NMT LVIN-C PROJECTOS EVENTOS HD @ INGLISH

NMT (Necrópole Medieval das Touças)

O projecto arqueológico da Necrópole Medieval das Touças (Touças Medieval Graveyard) é um projecto arqueológico e de valorização cultural, integrado numa área rural do interior Norte do território português, a cerca de 500 metros para Norte da Aldeia Medieval da Garganta, na Freguesia de S. Martinho de Anta, no concelho de Sabrosa, no Alto Douro Vinhateiro, classificado, em 2001, como Património Cultural da Humanidade.

A Necrópole Medieval das Touças é um sítio arqueológico complexo, abrangente e dinâmico ao longo de toda a sua história. Referenciado, pela primeira vez, pelo Coronel Albino Lopo, ainda no primeiro quartel do século XX e por ele desenhado, o local ficou esquecido até aos anos 1980/1990, quando o Dr. Huet Bacelar Gonçalves o volta a referenciar. No entanto, estava longe de imaginar a relevância, complexidade e densidade antrópica do local. Foi ainda visitado, centenas de vezes pelo poeta e escritos Miguel Torga, tendo tentado, na sua juventude, a primeira incursão às “ciências” arqueológicas, realizando uma pequena escavação na demanda por informações que permitissem melhor compreender o local. Miguel Torga, naturalmente, abandona a experiência, mas relata esta aventura num dos seus escritos.

O projecto arqueológico, aprovado pela Direcção Geral do Património Cultural Português, ainda em 2019, procura caracterizar, do ponto de vista arqueológico, o local. Os trabalhos arqueológicos realizados até à data (Junho de 2022) permitiram, no essencial, identificar um atelier de sarcófagos medievais em granito, uma pedreira histórica medieval, diversos utensílios relacionados com os trabalhos de cantaria e pedreiras, uma estrutura habitacional ou religiosa em alvenaria de junta seca com uma espécie de abside e, entre os artefactos mais interessantes, destaca-se uma fivela de tipo liriforme, visigótica, datada do século VII/VIII d.C.

No âmbito do projecto foram já publicados diversos artigos em revistas nacionais e internacionais e um livro de caracter turístico/cultural e respectivo aplicativo para iOS e Androide, integrando o projecto e o sítio arqueológico.

In English | Associação de História e Arqueologia de Sabrosa; 2022 | geral@ahas.pt | +351 962413049 | +351 969575600